Resolução nº 3.919 do Banco Central garante 4 saques gratuitos por mês no Banco24Horas 💸

A Resolução nº 3.919 publicada pelo Banco Central garante aos clientes de conta corrente (pessoa física) o direito de pelo menos até quatro saques gratuitos por mês no caixa eletrônico. A medida vale tanto para as agências do seu próprio banco ou na rede “Banco24Horas”, exceto em casos de saques internacionais. Todos os bancos devem cumprir essa definição no País.

PERGUNTAS E RESPOSTAS | Fique por dentro!

O que é a resolução nº 3.919 do Banco Central?

A resolução nº 3.919 do Banco Central regulamenta a cobrança de tarifas de serviços por parte dos bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Essa norma obriga que a cobrança de tarifas pela prestação de serviços, por parte das instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, deve estar prevista no contrato firmado entre a instituição e o cliente, ou ter sido o serviço previamente autorizado pelo cliente ou usuário.

Além disso, a resolução garante que alguns serviços prestados aos clientes pessoas físicas e classificados como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados sejam isentos de cobrança de tarifa, como por exemplo, 4 saques grátis todo o mês.

A quem se destina a isenção de tarifa da resolução nº 3.919 do Banco Central?

A resolução determina que os clientes pessoas físicas das instituições financeiras sejam isentos de tarifa, em alguns serviços classificados como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.

Todos os bancos devem se enquadrar nessa resolução?

Sim, todas as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central devem se enquadrar à resolução nº 3.919.

Onde posso realizar os 4 saques grátis todo mês aos quais tenho direito?

Os 4 saques sem tarifa a cada mês são as 4 primeiras operações de saque no mês que podem ser realizadas no caixa das agências do seu banco ou na Rede Banco24Horas em todo o Brasil, exceto para saques internacionais. O importante é que você pode usar como quiser e que a soma dê 4 por mês. Consulte o seu banco e verifique se ele oferece um número (quantidade) maior de benefícios, pois essa regra é aplicada ao pacote básico de tarifas.

São os 4 primeiros saques no mês que estão isentos de tarifa, contados no conjunto das operações realizadas no caixa das agências do próprio banco ou a Rede Banco24Horas no Brasil.

Se eu não utilizar os 4 saques grátis no mesmo mês, eles acumulam para o próximo mês?

Não. São 4 saques por mês, não cumulativos.

Os 4 saques grátis todo mês são válidos também para saques com cartões de crédito ou conta poupança?

Não. A isenção de tarifas é válida apenas para 4 saques com cartão de conta corrente.

O meu banco oferece mais de 4 saques grátis todo mês. Esses 4 já estão inclusos?

Você possui, no mínimo, 4 saques sem tarifa todo mês garantidos pela resolução nº 3.919 do Banco Central. Para essas informações, consulte o seu banco e verifique o que contempla o seu pacote de tarifas contratado.

Qual o valor da tarifa cobrada a partir do 5º saque?

A tarifa é cobrada pelo seu banco e, por isso, é ele quem define a cobrança de tarifas dos seus clientes no Banco24Horas. Por isso, para mais informações, sugerimos entrar em contato com o seu banco.

E se o cliente for titular de conta poupança, ele também tem direito aos 4 saques grátis todo mês?

Não. Segundo a resolução nº 3.919, no caso de conta poupança, você tem direito a até 2 saques sem tarifas todo mês que podem ser realizados no caixa das agências do próprio banco ou no Banco24Horas. São os 2 primeiros saques no mês que estão isentos de tarifa, contados no conjunto das operações realizadas no caixa das agências do seu banco ou no Banco24Horas.

E se o cliente for titular de conta corrente de depósito à vista, ele também tem direito aos 4 saques grátis todo mês?

Sim. Nesse caso você também tem direito de até 4 saques grátis por mês inclusive por meio de cheque ou cheque avulso, no caixa das agências do próprio banco ou no Banco24Horas, exceto para saques internacionais.

9 comentários em “Resolução nº 3.919 do Banco Central garante 4 saques gratuitos por mês no Banco24Horas 💸

  • 27 de janeiro de 2021 em 16:25
    Permalink

    Boa tarde. Como fiquei se movimentar a conta do BB durante o ano 2020, pois não fui contratada pelo Estado o qual deposita a remuneração no BB. Devido a pandemia não trabalhei no ano passado. Estive lá para resolver a situação não me atenderam também devido a pandemia. Recentemente procurei a agência para resolver. Me criaram uma dívida sem que eu soubesse. Descontaram segundo eles no Lis a tarifa durante todo esse período. Negociamos a dívida a qual terei que pagar sem ter gasto um centavo desse dinheiro. Lamentável

    Resposta
    • 8 de setembro de 2021 em 11:32
      Permalink

      Entendo sua situação, mas também é preciso entender que o banco manteve sua conta durante todo esse período, ou seja, teve custos de manutenção e esses custos fazem parte da tarifa que pagamos.

      Resposta
  • 12 de maio de 2021 em 08:34
    Permalink

    Bom dia!
    Os Bancos tem direito de cobra tarifas dos aposentados?

    Resposta
    • 8 de setembro de 2021 em 11:33
      Permalink

      Se receber com o cartão do INSS, não. Mas se for creditado em uma conta, sim.

      Resposta
      • 29 de outubro de 2021 em 14:53
        Permalink

        Mas acabamos de ler este artigo falando que é gratuito contanto que não ultrapasse o limite de 4 saques

        Resposta
        • 29 de dezembro de 2021 em 07:58
          Permalink

          bom dia,

          Meu filho, é gratuito sim, desde que o sujeito altere sua conta, solicitando (ele precisa solicitar), tu acha que o banco vai fazer isso sozinho pra perder dinheiro???

          Resposta
  • 5 de fevereiro de 2022 em 12:38
    Permalink

    DÁ DIREITO ATRANSFERÊNCIA ENTRE A MESMA AGENCIA, EOUTRAS AGENCIA E PAGAR BOLENTOS PELO APLICATIVO?

    Resposta
  • 26 de maio de 2022 em 20:05
    Permalink

    Eu estou com o meu none no serasa, devido um saque que fiz no limete do Lins essa operação foi feita no banco Itau, há uns 4 anos, na consegui cobrir a conta no dia. Me chamaram pra fezer um acordo fiz, devido a quebra de acordo eles estão me cobrando um valor absurdo.
    E ainda a operadora de cobrança diz que fiz um empréstimo de 16 mil reais sendo que saquei 800,00 reais.
    Está cobrança é endevida.

    Resposta
  • 1 de junho de 2022 em 00:52
    Permalink

    ola
    recebia meu salario de uma empresa em q.era contratado … mas fui dispensado .. tenho um cartão de credito q uso com o cartão da conta/credito ..
    é cobrado uma taxa pela manutenção da conta ..
    tem como retirar essa cobrança ..??

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.