NOTA DE REPÚDIO | Educação pública do Paraná está em risco. Terceirizar é precarizar! Professores contam com nosso apoio!

Ouça a matéria!

O SFPMIS está em alerta e manifesta sua veemente repulsa e indignação diante da atitude arbitrária e repressiva do governo do Estado do Paraná. O governador Ratinho Jr. atenta contra a democracia e a liberdade sindical ao solicitar a prisão da dirigente Walkiria Mazetto e ao impor uma multa diária exorbitante contra a APP-Sindicato pela greve (R$ 100 mil).

Professora Walkiria Mazetto | Foto: Luan Romero/APP/Sindicato

Fachada para terceirização 🏫

O projeto “Parceiros da Escola” é uma fachada para a terceirização da Educação pública. Sob o disfarce de “inovação” e “eficiência”, esconde-se o risco do extermínio da Educação como a conhecemos. A introdução da lógica de mercado e a entrega do controle a uma “empresa gestora” ameaçam desmantelar o sistema educacional público, laico e de referência social.

Incerteza para os Professores 👩‍🏫

Os Professores do Paraná enfrentam um futuro incerto com a substituição da gestão democrática das Escolas por uma “gestão eficaz” que ignora os princípios pedagógicos. A necessidade de terceirizar a gestão educacional revela a incompetência do governo Ratinho Jr. e coloca em xeque a garantia do direito constitucional à Educação.

O artigo 205 da Constituição é claro ao estabelecer a Educação como um dever do Estado e da família, algo que o governador escolhe ignorar.

Solidariedade aos Educadores 💖

Condenamos a brutalidade policial contra os Professores manifestantes e exigimos que sejam tratados com dignidade e respeito. Expressamos nossa solidariedade aos Educadores do Paraná e reafirmamos nosso apoio incondicional à Professora Walkiria Mazetto e à luta pela Educação pública. A luta pela Educação gratuita e de qualidade é legítima e necessária. A tentativa de criminalização e a repressão não nos intimidarão.

Foto: APP/Sindicato

IMAGENS DESTA MATÉRIA – https://appsindicato.org.br/marcha-gigante-em-curitiba-e-atos-em-todo-estado-dao-inicio-a-greve-da-educacao/