NOTÍCIA Itapecerica da Serra, 12 de julho de 2019
JULHO VERDE - Apoiamos a campanha pela prevenção do câncer de cabeça e pescoço
 
Você já conhece a campanha Julho Verde? Ela remete à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e tem por objetivo conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença para detectar a mesma precocemente. No Brasil a campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e a data chave é dia 27 de julho, dia mundial do câncer de cabeça e pescoço.

Esse tipo de câncer, que acomete a cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares, é o segundo mais frequente no homem, superado apenas pelo câncer de próstata. Nas mulheres, o câncer de tireoide aparece como o oitavo mais comum, com estimativa de 5.800 novos casos no Brasil em 2016.

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc)-Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC) reforça a orientação da SBCCP de que o diagnóstico precoce, somado ao tratamento adequado, aumentam as chances de sobrevida, com melhor qualidade de vida. Fique atento aos sintomas e procure o seu médico.

No Espírito Santo, análise recente de 154 casos de câncer de cabeça e pescoço tratados na Afecc e no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) mostra que os homens são maioria (84%), a cavidade oral é a área mais acometida (64,3%), seguido da faringe (23,4%) e laringe (18%). Mais da metade dos casos tinha diagnóstico em estágio avançado da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de boca no Brasil, em 2016, é de 15.490, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres. O número de mortes pela doença deverá chegar a 5.401 casos, sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres. Já a estimativa para o câncer de laringe é de 7.350 novos casos (6.360 em homens e 990 em mulheres), com previsão de 4.141 óbitos (3.635 homens e 506 mulheres).

Principais sintomas
1) Nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias;
2) Lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias;
3) Rouquidão por mais de três semanas, em especial, em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas.

Principais fatores de risco
1) Tabagismo;
2) Etilismo;
3) Infecção por HPV (Papilomavírus humano, relacionado ao câncer de orofaringe).!

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV SFPMIS, nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato no telefone (11) 4667.5617.
 
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Sindicato também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SFPMIS - Aqui o trabalhador é destaque
VANTAGENS EXCLUSIVAS AOS SÓCIOS