NOTÍCIA Itapecerica da Serra, 16 de julho de 2018
CPI dos Cartões de Crédito apresenta risco
e o custo do cliente poderá ser mais elevado
 
Algumas das medidas propostas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Cartões podem sair pela culatra e aumentar o custo do crédito para os clientes, ao invés de reduzir. O colegiado foi formado para investigar a cobrança de "juros extorsivos" por parte das administradoras. Entre os executivos ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo, há quem considere a medida uma forma de mascarar os altos juros. O cartão de crédito e o cheque especial têm taxas acima de 300% ao ano.

QUAIS OS PERIGOS - Senadores sugerem a criação de tarifas para o uso do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial; pedem que o parcelamento de compras com juros seja incentivado; e pedem o fim da publicidade do parcelado sem juros. O consumidor pode se sentir inibido a usar o rotativo. Tais medidas precisam de anuência do Banco Central (BC). A tarifa, que pode ser cobrada com os juros do rotativo do cartão e do cheque especial, hoje proibida, está em debate.

O QUE DIZ O BANCO CENTRAL - O Banco Central vai promover os estudos recomendados pela CPI, cujos trabalhos foram encerrados em 11 de julho. “O BC considera que o relatório final da CPI dos Cartões de Crédito contribui para as discussões sobre a estrutura e possíveis aprimoramentos para esse complexo mercado e vai promover os estudos recomendados”, disse, em nota, o órgão.

Fontes: Jornal Folha de São Paulo e Agência Brasil

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV SFPMIS, nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato no telefone (11) 4667.5617.
 
Cartões são um perigo para se endividar mais rapidamente; é preciso cautela
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Sindicato também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SFPMIS - Aqui o trabalhador é destaque
VANTAGENS EXCLUSIVAS AOS SÓCIOS